Player/pt

From PZwiki
Jump to: navigation, search
Language policy Language: English • français • Deutsch • русский • 日本語 • polski • español • português • 中文 • 한국어
Navigation:Main Index>Gameplay>Player>ptPage Updated: Version 40.43
Criação de Personagem (Físico)
Tela de traços

Para jogar Project Zomboid, um personagem precisa ser criado. A tela de criação de personagem permite que o jogador dê um nome, escolha uma ocupação e também alguns traços (positivos e negativos) para seu personagem.

O personagem precisará comer, beber, dormir, se medicar, se curar e se entreter regularmente para sobreviver. Jogadores também podem, entre outras coisas: correr, andar silenciosamente, criar itens, abrir/fechar janelas e portas, atacar com armas, equipar e consumir itens.

O personagem é o único indivíduo capaz de melhorar suas habilidades. A experiência é adquirida em cada uma das várias habilidades, e uma vez que uma caixa de experiência está cheia, a opção de "Level Up" é liberada. No entanto, pontos de habilidade só são concedidos a seus personagens ao passar de nível genérico, que significa que atribuir os pontos de habilidade de forma eficiente é importante e se torna progressivamente mais difícil.

Criação do personagem

Não importa que modo de jogo o jogador escolha, seja Sobrevivência, Sandbox ou Last Stand/pt, um personagem deve ser criado, a menos que já tenha sido criado anteriormente.

Criador de personagem

Criação de Personagem. Explicação dos números à esquerda

Ao criar um personagem, o jogador será recebido pela tela de Criação de personagem (imagem à direita).

  1. Aparência do personagem.
  2. Nome do personagem.
  3. Sexo do personagem.
  4. Aleatório: gera um personagem com aparência e nome aleatório para entrar rapidamente no jogo.
  5. A roupa com que o personagem irá começar, com uma variedade de cores e também tipo de roupa: colete, camisa, etc.
  6. Cor da pele e pelos corporais.
  7. Tipo/cor de cabelo e barba.

Traços

Artigo principal: Traits/pt

Após clicar no botão Próximo, o jogador verá esta tela:

Tela de Traços. Explicação dos números abaixo.
  1. Profissões, todas tendo benefícios diferentes.
  2. Características positivas, que exigem um certo número de pontos para escolher.
  3. Características negativas, que oferecem um certo número de pontos ao serem escolhidas.
  4. Traços já escolhidos.
  5. Habilidades, onde cada traço representa um nível desta habilidade.

Quanto o jogador clicar em Próximo, será mandado para dentro do jogo.

Combate

O jogador requer uma arma para lutar, podendo ser equipada através do inventário. Segurar CTRL irá colocar o personagem em modo de combate, o permitindo andar furtivamente e mirar seu ataque. Clicar com o botão esquerdo do mouse irá fazer o personagem atacar com a arma escolhida. Existem três modos de combate: Combate extremamente próximo, Combate próximo e Combate de longo alcance.

Combate extremamente próximo refere-se a lâminas pequenas ou armas de apunhalar improvisadas, tais como facas e objetos pontiagudos como lápis/caneta. Quanto maior a proximidade com os zumbis, maior a probabilidade de arranhões, mordidas e infecção; esta é uma estratégia de alto risco e deve ser evitada por jogadores inexperientes, entretanto, uma faca é melhor que não possuir arma alguma.

Combate próximo refere-se a armas que podem ser giradas em um arco (tais como o taco de beisebol), significando que ainda há uma boa distância entre seu personagem e o zumbi. Este é frequentemente o método mais aconselhado para lidar com zumbis pois é quieto, tem menor risco e relativamente baixo esforço, excluindo o uso da marreta que é de esforço elevado e não é recomendado para o combate.

Combate de longo alcance refere-se a armas de fogo e coquetéis Molotov. Armas são eficazes para lidar com um grande número de zumbis rapidamente, especialmente no caso da espingarda de cano serrado. No entanto, a grande quantidade de ruído irá atrair outros zumbis e possivelmente hordas próximas, sendo geralmente usado como última opção.

Movimentos

Corda de lençol

Os movimentos do personagem são controlados com as teclas WASD. A velocidade padrão de movimento é a caminhada, que faz pouco barulho. Segurando a tecla CTRL ou botão direito do mouse o personagem entra em modo furtivo, fazendo assim menos barulho ainda. Este modo é usado também para atacar. Segurando a tecla SHIFT o personagem é capaz de correr por um determinado período de tempo antes de cansar-se, porém acaba fazendo muito mais barulho, gerando assim um maior risco de atrair zumbis.

O jogador pode interagir com o ambiente, usando a tecla E para escalar obstáculos como cercas e janelas abertas. O jogador pode pular de janelas do 2º andar, o que pode provocar graves danos ao personagem, porém esses danos podem ser prevenidos utilizando cordas de lençol, servindo para escalar e descer de janelas abertas (imagem à direita).

Ao correr, o jogador aumenta o nível de sua habilidade de Corrida, o que afeta quanto tempo o jogador pode correr antes de se cansar.

Usar o modo Furtivo irá aumentar as habilidades Agilidade e Furtividade do personagem. A habilidade Furtividade determina o quão bem o personagem evita a detecção, e enquanto evita a detecção, o nível das habilidades Agilidade e Discrição do personagem sobe. O personagem também ganha experiência em Agilidade por escalar cercas e se mover pelas janelas sem ser detectado. Discrição é aumentado movendo-se a qualquer velocidade sem ser detectado. Discrição reduz a quantidade de ruído produzido pelo jogador ao se mover.

Habilidades

Painel de Habilidades

Conforme o personagem melhora suas habilidades no jogo (como carpintaria, corrida, etc), o personagem irá ganhar um ponto de habilidade genérico a cada passagem de level. Estes pontos podem ser usados para melhorar suas habilidades (se houver uma habilidade a ser melhorada disponível). A cada vez que o personagem passa de level, o próximo level exige mais 100 pontos de experiência em comparação ao level anterior.

Ao passar de level e entrar no painel de habilidades, o painel de alocação de pontos de habilidades irá aparecer, permitindo o jogador distribuir os pontos na habilidade que foi treinada, que será apresentada como um sinal positivo.

Quadrados verdes são habilidades já obtidas. Quadrados pretos são habilidades que ainda devem ser treinadas. Quadrados parcialmente brancos são habilidades que estão sendo treinadas porém não foram treinadas o suficiente para poderem serem evoluídas. Quadrados brancos com um símbolo "+" preto no meio indica que o personagem pode gastar um ponto de habilidade. Habilidades que possuem setas ao lado do nome indicam que há um multiplicador de experiência aplicado. Este multiplicador é adquirido através da leitura de livros de habilidade.

Saúde

Ver em Saúde

A saúde do jogador é exibida na janela de saúde, que pode ser acessada clicando no ícone de coração no canto superior esquerdo da tela. Quando uma lesão é sofrida, um Moodle aparecerá no canto superior direito da tela e o som de uma lesão pode ser ouvido, e o ligamento correspondente será ferido.

Por padrão, o jogador pode se recuperar da maioria dos ferimentos, desde que não sofra qualquer dano adicional ou tenha qualquer condição que impeça a recuperação (por exemplo, uma ferida ou infecção não-enfaixada). A velocidade de recuperação é afetada pelos Moodles. Estar bem alimentado irá acelerar a recuperação, enquanto estar com fome ou pegar um resfriado pode tornar esse processo mais lento. Outros Moodles, como ter febre ou ter o personagem morrendo de fome, podem reverter o processo - danificando ainda mais o personagem.

Qualquer ferida que rompa a pele causará sangramento, que precisará ser enfaixado com uma bandagem médica ou um pano rasgado. Aplicar uma bandagem limpa a uma ferida diminui a chance de infecção que a expõe. A desinfecção de uma ferida e a aplicação de uma bandagem esterilizada ou pano esterilizado reduz ainda mais a chance de infecção.

No entanto, com o passar do tempo, a bandagem ficará suja, o que não só negará os bônus anteriores contra a infecção, mas aumentará a chance de infecção se for deixada na ferida. Isso requer que o personagem remova a atadura e substitua por uma limpa. O tipo e a gravidade da ferida ditarão a velocidade de uma bandagem limpa ficando suja.

Sono

A gestão do sono é uma parte vital da mecânica do jogo. O jogador ficará cansado todos os dias e o nível de cansaço afeta a noção espacial do jogador, aumentando a chance de ser pego por zumbis. O jogador deve escolher quando dormir, o que requer uma cama, sofá ou cadeira. Ao dormir, o personagem irá descansar entre 6 a 8 horas e irá se livrar do moodle cansado, desde que o jogador não seja atacado ou entre em pânico. A única ação que pode ser executada enquanto dorme é a atribuição de pontos de habilidade.

No modo Multiplayer, o sono pode ser habilitado ou desabilitado pelo administrador do servidor. Se o sono estiver desativado, o jogador não precisa dormir, e quando uma cama, sofá ou cadeira for clicada, a mensagem "você não está cansado o suficiente para dormir" aparecerá, mesmo se o jogador tiver tomado calmantes.

Gestão de Inventário

A administração do inventário do jogador é um fator essencial para a sua sobrevivência. Através dele, o jogador pode adquirir vários recursos e ferramentas que podem ser usadas ou armazenadas para uso futuro. A área de inventário também funciona como um painel de criação, utilizando o menu de contexto ou de fabricações. O menu de contexto é acessado ao clicar com o botão direito no objeto que deseja ser modificado, enquanto o menu de fabricações é acessado através da tecla B. Nele o jogador pode visualizar todas as receitas e fabricações disponíveis para o seu personagem, de acordo com o seu nível de habilidades e receitas conhecidas.

No painel de roupas, é possível ver os itens que o jogador está usando no momento, isso é usado para manter a temperatura corporal do jogador em nível adequado. Roupas curtas permitem que o personagem se refresque e roupas quentes mantêm o personagem aquecido e protegido do frio.

O Moodle Sobrecarregado aparece quando o valor total de peso do inventário excede o limite de peso do jogador - cujo valor é definido pela nível de força - reduzindo a sua velocidade drasticamente. Isso pode ser evitado com o uso de uma bagagem. Uma bagagem (como uma sacola plástica ou uma mochila) é um objeto que pode ser equipado tanto nas mãos quanto nas costas e permite o armazenamento de itens do inventário do jogador, reduzindo o seu peso. Além das bagagens, os objetos também podem ser armazenados em contêineres, como armários, gavetas, prateleiras, etc.

Fortificação do Abrigo

Um abrigo é uma estrutura defensiva que o jogador pode construir como uma base de operação. O jogador é capaz de construir ou reformar um abrigo com carpintaria. Geralmente começa-se fechando todas as janelas e portas da casa que servirá de abrigo. Pode-se colocar lençóis nas janelas sem cortinas para impedir a visão de fora para dentro da casa.

Janela Barricada

Assim que o jogador tiver a possibilidade de recolher tábuas, ele poderá estar barricando as janelas, com o auxilio de pregos e um martelo, para impedir a entrada dos zombies. Também é possível aumentar a segurança do abrigo adicionando portas, janelas e paredes. É possível destruir móveis e paredes com o uso de uma marreta.

Veja também

Links externos